Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Príncipe imperial visita Prefeitura de São Vicente

    Dom Bertrand de Orleans e Bragança foi recebido pelo prefeito Pedro Gouvêa

    há 7 anos

    Após 131 anos, São Vicente voltou a receber oficialmente um membro da Família Imperial. O príncipe do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, foi recepcionado na tarde dessa segunda-feira (20) pelo prefeito Pedro Gouvêa, no Salão Nobre do Paço Municipal. O herdeiro da realeza brasileira seguiu à noite para o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV) para ministrar a palestra “Brasil, passado glorioso e futuro promissor”.

    Prncipe imperial visita Prefeitura de So Vicente

    O trineto de D. Pedro II veio à Cidade a convite do próprio Instituto, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, em comemoração aos 52 anos dos títulos “Cidade Monumento da História Pátria” e “Cellula Mater da Nacionalidade”, conferidos ao Município, por iniciativa do então deputado federal Athiê Jorge Cury.

    “São Vicente é uma cidade que carrega marcas importantes. Será, por exemplo, o primeiro município brasileiro a comemorar o 5º centenário”, disse ele, pouco antes de elogiar as pinturas de Benedito Calixto que retratam as origens da primeira vila do País. “Já estive aqui em outras oportunidades, mas não de forma oficial”, comentou, citando as praias e a Ilha Porchat como atrativos principais.

    Diante do interesse do príncipe, Pedro Gouvêa aproveitou a ocasião para formalizar um convite para que Dom Bertrand volte à cidade em janeiro de 2018 para assistir a um dia da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. “É um dos maiores espetáculos do mundo, que mostra a força do povo vicentino. Temos muito orgulho da nossa história, tenho certeza de que vossa alteza irá se emocionar”.

    O secretário de Cultura, Fábio Lopez, contou que foi recebido pelo príncipe na Casa Imperial, em São Paulo, onde a vinda do príncipe foi definida. “Fico muito orgulhoso de termos essa visita ilustre em uma data tão importante”. Paulo Costa, adjunto da pasta, também enalteceu a oportunidade. “A última vez que um membro da família real esteve em São Vicente foi em 1886, quando a Princesa Isabel e o Conde D’Eu passaram por aqui”.

    Conheça – Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil e bisneto da Princesa Isabel e Gastão de Orleáns (o Conde D’Eu) é o segundo na linha sucessória ao trono do Brasil. Nascido em Mandelieu, no sul da França, durante o exílio da família imperial brasileira durante a Segunda Guerra Mundial, Dom Bertrand veio para o Brasil logo após o término do conflito. Na linha sucessória, é o atual príncipe imperial do Brasil pelo Ramo de Vassouras desde 5 de julho de 1981, quando seu irmão mais velho, Luís Gastão, que não tem filhos, assumiu o posto de Chefe da Casa Imperial Brasileira, herdado do pai.

    Imagem: Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente)

    Publicado originalmente aqui.

    • Sobre o autorForma de Governo.
    • Publicações78
    • Seguidores456
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações236
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/principe-imperial-visita-prefeitura-de-sao-vicente/441757429

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)